SIC
SISTEMA DE INTELIGÊNCIA E COORDENAÇÃO
SISTEMA DE INTELIGÊNCIA E COORDENAÇÃO
.
RELATÓRIO III
.
.
.
.
.
Chefe
Excelência
Sem que fosse necessário um enorme esforço por parte desta equipa para se perceber o que vai na alma de algumas autoridades políticas locais em relação às Festas do Socorro a realizar em meados do mês de Agosto do corrente ano de 2007, foi possível averiguar que um Autarca local possui um Grande Sonho.
O Autarca em questão, por conseguinte Presidente da Junta de Freguesia local, eivado de grande e devota religiosidade, propôs, sonhando, à Comissão de Festas que o Andor de São Faustino, seu e da sua paróquia Padroeiro, fosse colocado na Igreja Matriz à esquerda do Andor de Nossa Senhora do Socorro, ocupando assim o lugar tradicionalmente destinado ao Andor de Nossa Senhora de Lourdes.
O Autarca exige que assim seja, porque se assim não for, ameaça aos quatro ventos que praticará a heresia de não deixar sair o Andor do seu Padroeiro como parte integrante da Procissão de Triunfo a realizar no próximo dia 15 de Agosto pelas 17h30.
Mais se acha com poder para tal, já que considera um argumento de peso e de poder, o facto de ajudar monetariamente a Paróquia em pequenos arranjos, usando para o efeito os dinheiros dispendidos pelo cidadão contribuinte.
A Comissão das Festas vê-se assim mais uma vez a braços com um problema bastante difícil de resolver, criado e imposto pelo dito Autarca, prevendo-se uma enorme celeuma entre os devotos de São Faustino e os de Nossa Senhora de Lourdes.
Tem-se notado uma desmesurada e promíscua tentativa de intromissão da política nos assuntos da religiosidade local, por vezes com sucesso, facto esse indiciador de uma certa politização sem nexo do universo religioso em causa, facto esse que nem a Comissão de Festas nem o Pároco local têm conseguido evitar.
Sem mais, remeto o assunto à consideração de Sua Excelência, meu Chefe.
Peso da Régua, 31 de Julho de 2007
Ass.: Agente XYZ/SIC
Sistema de Inteligência e Coordenação
Enviar um comentário